Preparada para os 21 km? Como é correr o desafio da primeira Meia Maratona?
Sabe quando você se apaixona por algo? A corrida foi assim comigo! Ela me assusta desde o início, disse muito “não” para começar, mas a sensação de superação e desafio me conquistaram. É o que os corredores sempre dizem: “Corredor é aquele que madruga e gosta de sofrer!” Concordo plenamente, porque quem gosta de correr tem que acordar cedo (sol menos intenso, menos gente no circuito) e “sofre” a cada nova meta estabelecida.
Comecei a correr em set/2015 (contei como tudo começou aqui), foi assim do nada, quer dizer por pressão do meu marido e simplesmente me apaixonei de um dia para o outro. Não sei bem explicar, mas a corrida conquistou o meu coração.
Depois de alguns contratempos que contei aqui, resolvi partir para um novo desafio – 21 km – minha primeira Meia Maratona. Tudo começou quando vi um post da Carol Aoque informando da BSB City Half Marathon com a agência de viagem Tivoli Run que auxiliaria em tudo da viagem, ou seja, não precisava me preocupar com nada, só correr!
Na mesma semana tudo fechado! Meu Deus… e agora? Faltavam 2 meses para a Meia Maratona! Fiquei bem preocupada com o meu joelho, não queria sentir dores. Então reforcei os treinos de musculação e corrida, mas em muitos momentos fiquei com medo!
O dia chegou! Nunca viajei sem o Flavio e no final de semana para completar ele teria uma apresentação na escola e um campeonato de futebol. Fui com dor no coração, até pensei em desistir, mas o desafio estava lançado e não podia fraquejar. Ele esperava a mãe com a tal medalha prometida.
Quem encontrei na visita a Expo?
No pacote da Tivoli Run estava incluso visita a Expo, foi onde vi o meu nome no tão sonhado painel. Faltava só um dia e o frio da barriga já tinha começado (kkkk). No mesmo momento, adivinha quem estava palestrando por lá? A incrível Valéria Melo (confere a entrevista aqui) que sempre me inspira com os seus treinos super determinados e aquela simpatia incrível.
O que pensei?
Olha… difícil dizer… pensei em tanta coisa, principalmente no Flavio que ficou em São Paulo. Não tinha meta de tempo, porque o meu desafio era completar a Meia Maratona correndo! Fiquei com medo da dor, de fraquejar e não ser capaz daquela loucura. Nunca tinha corrido mais de 14 km.
Como foi a minha primeira Meia Maratona?
Comecei bem tranquila, não queria forçar, ou seja, fui num ritmo agradável (correndo tá). Muitas coisas passaram na minha cabeça e o meu marido foi ao meu lado (ele fez este sacrifício kkk). Foi ótimo! Pedi para ele não exigir muito de mim… vamos nos divertir e pronto! Ele foi até conversando e eu nem conseguia dizer nada (estava morta kkk).
Ele me animou, incentivou e fez com que eu não fraquejasse. A prova é longa, muito longa. Dizem que a Meia Maratona de Brasília não tem ladeira, então o que é isso? (foto abaixo) Tinham momentos que pareciam sem fim. Ladeiras que enganam e não acabam nunca.
No km 18 já não sentia mais nada no meu corpo, tipo adormecido, sabe? Mas, não podia desistir. Treinei tanto para estar ali e pesava muito ter deixado o Flavio. Não podia voltar sem esta conquista.
No km 20, as dores voltaram e parecia que o final nunca chegava. O meu marido disparou na frente e lá estava eu, brigando comigo mesma e dizendo “ACREDITA. Sim, acredita! Eu sou capaz! Eu posso sim! Agora falta pouco! Vamos Pri!!!!!” (estava tão emocionada)
Lá fui eu, tirando o último gás, tentando sorrir para a foto e o meu marido estava lá há alguns metros da chegada me esperando para cruzarmos a linha de chegada juntos. Foi simplesmente incrível! A sensação da conquista é indescritível!
Como correr me faz bem! Por que demorei tanto para descobrir algo tão bom como a corrida?
Qual é a sensação de ser Meia Maratonista?
Não fiz no melhor tempo (2h31min), porque o importante para mim foi correr. Provar para mim mesma que sou capaz! Que a vida é cheia de obstáculos e quando queremos, enfrentamos o desafio, podemos sim ter uma conquista incrível.
A corrida me mostrou que sou forte, que sou mais capaz do que realmente imaginava! Essa é a minha primeira meia maratona de muitas! Agora sim… Meia Maratonista! Uhhhuuu….
Ah… e adivinha quem eu encontro no final? Valéria Melo, claro! Tem como não se inspirar (21km em 1h29)?! Amei!!!