Quer preparar uma festa de Carnaval para Crianças? Saiba tudo sobre fantasias criativas, decoração e muito mais.

 

E não é que o primeiro mês do ano já passou, Fevereiro chegou, e com ele uma das festas mais tradicionais e queridas do brasileiro se aproxima! O Carnaval, para muitos, é sinônimo de viajar, para outros, de seguir blocos de rua e trios elétricos, já alguns preferem acompanhar os desfiles das escolas de samba em casa pela TV.

Mãe Sem Frescura - Festa de Carnaval para Crianças - Como Preparar 1

Quando se tem criança pode ser mais complicado manter aquele pique de passar as noites nas festas, ou ficar horas preso no tráfego descendo para o litoral, mas isso não quer dizer que deve deixar a folia passar em branco! Por isso vamos dar algumas dicas de como organizar uma festa de Carnaval para comemorar com seus pequenos e passar um feriado agradável e divertido em família, sem gastos extravagantes, nem dor de cabeça!

 

Decoração

Toda festa infantil fica mais bonita com uma temática e não pode passar sem enfeites. Carnaval remete a muitas cores, máscaras, fantasias, balões, confete e serpentina. Sendo assim, utilize esses elementos e sua criatividade para ter um resultado incrível na decoração da casa. Uma ideia interessante para a mesa principal é colar tiras de serpentina intercalando as cores ao redor da mesa, como se fosse uma toalha e usar o restante para amarrar os guardanapos.

 

Outra sugestão para Festa de Carnaval para crianças é utilizar quadrados de cartolina colorida para fazer cones e encher de confete dentro, ou colocar retalhos de papel colorido dentro de vasos e espalhar pela casa. E não esqueça de providenciar um cesto com acessórios para as crianças e convidados – além de proporcionar um toque decorativo, deixar uma cesta, caixa ou baú cheio de adereços como óculos divertidos, perucas, chapéus, coroas e narizes de palhaço pode ser útil para aqueles que esquecerem a fantasia.

Mãe Sem Frescura - Festa de Carnaval para Crianças - Como Preparar 2

Comes e bebes

E o que seria de uma festa de Carnaval para crianças sem os quitutes? A aposta aqui são alimentos leves e práticos, para facilitar na hora de cada um se servir e não prejudicar a energia nem disposição da criançada. Por isso, prepare lanchinhos com recheios variados, pães de queijo, pipoca e petiscos como palitinhos de cenoura e pepino, mini espetinhos de queijo e tomate e fatias de cuscuz de sardinha. Quanto aos doces, dê preferência para os refrescantes, como gelatina, picolé e salada de frutas.

 

E não se esqueça que mesmo que não se trate de uma festa de aniversário, toda criança espera comer um pedaço de bolo no final. Ao invés daqueles recheados e com várias camadas, que tal um bolo de cenoura, receita que toda criança adora? Se quiser mais praticidade e inovação, pode servi-lo de um jeito diferente: em formato de pirulito! Os cake pops, como são chamados, estão em alta e dão um toque divertido ao bolo tradicional!

 

Mãe Sem Frescura - Festa de Carnaval para Crianças - Como Preparar 3

Quanto aos drinks, além dos sucos naturais e chás gelados, que tal fazer um coquetel sem álcool na Festa de Carnaval para crianças? Você pode preparar um ponche com frutas e limonada e servir em canecas de vidro ou copinhos de plástico coloridos, usar canudos divertidos, mini guarda-chuvas e mini máscaras para decorar.

 

Fantasias

Ao invés de gastar fortunas em lojas especializadas, que tal separar uma tarde para fazer a própria fantasia em conjunto com seus filhos? Além do programa em família, isso consiste em uma atividade lúdica e educativa, em que podem soltar a imaginação e dar novos usos a itens velhos, perdidos no fundo do armário ou jogados pela casa.

 

Para fazer fantasias pode-se usar até sucata! Uma garrafa pet pode dar uma bela coroa, se cortada uma tira e decorada com paetês, plumas e tule. Já uma camiseta listrada pode ser remodelada como a de um palhaço, com duas fitas de cetim coladas verticalmente em cada lateral, e cruzadas nas costas, com um botão na barra, simulando um suspensório, e colando um laço de tecido ou papel na gola, como se fosse uma gravata borboleta. E um forro de almofada velho ou cortina podem dar uma capa de super-herói. As possibilidades são infinitas!

 

Outra ideia legal para incrementar o visual no dia da festa de Carnaval para crianças é fazer pinturas artísticas nos pequenos – e nos adultos também, por que não? Adquira tintas e maquiagens especiais para este fim (á base de água ou glicerina) e não precisa contratar um profissional, veja com os convidados quem tem mais afinidade e se disporia para tal função!

 

Atividades

Uma das graças do Carnaval está em suas músicas tradicionais. Claro que hoje em dia muitos o associam ao axé e sons do momento, mas você pode também criar uma playlist com marchinhas clássicas. Como a festa é dedicada aos pequenos, intercale seus samba-enredos preferidos com marchinhas infantis.

 

E quem disse que a folia tem que ser só dentro de casa? Que tal levar sua festa a um parque da região e fazer um piquenique com tema de Carnaval? Tudo o que sugerimos vale aqui, e ainda terá o contato com a natureza e mais opções de atividades, como playground, laguinho e ainda terão mais espaço para brincar de pega-pega, esconde, bola, guerra de bexiga de água, etc.

 

Já fizemos um post com algumas dicas para festa no parque que você pode conferir aqui. Alguns clubes também fazem sessões matinês especialmente para os pequenos, então você ainda pode considerar juntar a turma para uma tarde gostosa, em um ambiente especial e entre amigos.

 

Festa de Carnaval para Crianças: Como Preparar?
4.5 (90%) 2 votes