Coach explica como apoiar filhos em seus desafios

O medo do novo, as inseguranças e as incertezas acompanham as diversas fases da vida de muitas pessoas. Com isso, aparecem as famosas “crises” desta ou daquela idade. Então, como apoiar filhos em seus desafios? Para o especialista em comportamento humano e presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, o problema que desencadeia esse desconforto emocional começa na falta de planejamento. “Um jovem de 18 anos, por exemplo, não consegue definir o que está buscando, o que espera do futuro e o que quer seguir. Ele acaba sendo influenciado em suas escolhas e se tornando infeliz com elas”, pondera.

Mãe Sem Frescura - Coach explica como apoiar filhos em desafios

Foto: www.upwomen.com.br

 
De acordo com o especialista é justamente essa a idade onde o indivíduo está mais propenso a ter sua primeira crise etária, pois este é um momento crucial de transição da adolescência para a fase adulta. “O jovem está tirando carta de motorista, passando a exercer a obrigatoriedade do voto, tentando definir a profissão que vai seguir pelo resto da vida… são muitos desafios e muitas novidades”, explica. “Como um profissional de Coaching o que eu diria para ele é: pense, questione-se e reflita”.

Em outras fases

França afirma que não apenas para essa fase da vida, mas em qualquer uma onde possa surgir a tal crise, a pessoa precisa se concentrar em quatro perguntas essenciais: porque ela quer isso, porque isso é importante, o que isso vai trazer de valioso para ela e quanto isso a deixará satisfeita. “Se ela encontrar as respostas para esses questionamentos, com certeza estará no caminho da decisão certa”, garante.
Nesses casos, o apoio do profissional de Coaching pode ser bastante interessante, já que ele estimula a conversa com si próprio. “Nas crises dos 18, dos 25, dos 40, dos 60, os problemas costumam se repetir em proporções diferentes. Muitas vezes é o mesmo problema que está sendo carregando há anos. Se a pessoa buscar um coach para ajudá-la a se compreender e a trabalhar sua autoconfiança, certamente ela conseguirá saná-lo de uma vez. A resposta para todas as suas angústias está sempre em você”, afirma Sulivan.

 

Sulivan França, presidente da SLAC Coaching

Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Inscape Publishing Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa.

Avalie