A proteção é o primeiro passo para uma pele bonita e saudável

Saber usar o protetor solar é fundamental para a nossa saúde e bem estar! Reuni as principais questões que você precisa saber para ter uma relação saudável com o sol. Nada de exagerar! Cada um tem um tipo de pele e precisamos nos cuidar para ter uma pele linda agora e no futuro. Olha só:

A proteção é o primeiro passo para uma pele bonita e saudável - Mãe Sem frescura

Uma pessoa que não protegeu a pele quando criança deve passar a usar protetor solar na vida adulta?

Verdade. Nunca é tarde para se cuidar. Os efeitos do sol são acumulativos e o quanto antes a pessoa se proteger, melhor.

Um protetor solar com FPS 60/ FPUVA 20 protege apenas um pouco mais que um FPS 30?

Mito. O FPS é um fator de multiplicação de tempo necessário para uma pele começar a se queimar. Ou seja, se você demorar 2 minutos para começar a se queimar quando está exposto ao sol sem o protetor solar, quando utilizar um produto FPS 30 terá 60 minutos de proteção contra os raios UVB e 20 minutos contra os raios UVA. Saiba onde encontrar.

Preciso passar protetor solar no inverno, na primavera e em dias nublados?

Verdade. Os raios UVB, que são aqueles que causam queimaduras solares e vermelhidão, têm maior incidência no verão. Porém, os raios UVA, que são os que causam envelhecimento solar e outros danos irreversíveis, são intensos durante o ano todo.

Nos dias de céu nublado também há emissão de radiação solar, que é apenas cerca de 10% menor do que em um dia de céu azul. Portanto, é muito importante usar diariamente um protetor solar que contenha proteção contra os raios UVB e também contra os raios UVA.

Uma pele bronzeada ou queimada não necessita de protetor solar?

Mito. O protetor solar sempre deve ser utilizado, pois bronzeado não significa proteção. Mesmo com o uso de um protetor solar com alta proteção contra os raios UVA e UVB é possível ficar bronzeado. Peles naturalmente morenas ou negras também necessitam de proteção contra os raios UVA e UVB.

A exposição solar pode fazer bem?

Verdade. Os raios UVB proporcionam fixação de vitamina D, que permite a absorção do cálcio e fósforo, vitais para os ossos e dentes. Pesquisas científicas demonstram que 10 a 15 minutos de exposição solar, 2 a 3 vezes por semana, proporcionam a fixação suficiente desta vitamina.

 

Atenção!

Uma relação saudável com o sol deve ser baseada em algumas práticas, tais como: evitar exposição solar entre 10h e 16h e sempre utilizar um protetor solar com proteção UVA e UVB compatível com seu tipo de pele.

Protetor Solar: conheça os mitos e as verdades
Avalie