Reduzir percentual de gordura no corpo é mais importante que perder peso

Você já ganhou peso depois que começou a malhar? À primeira vista pode parecer até contraditório principalmente quando o objetivo é emagrecer. Mas, muitas pessoas, principalmente mulheres, se preocupam quando começam a frequentar a academia e percebem, quando sobem na balança, que não reduziram o peso.
Contudo, na prática isso pode não ser uma coisa ruim. Já parou para pensar que você pode estar transformando gordura em músculos? Pouca gente sabe, mas ambos tem o mesmo peso. A diferença é que o músculo é mais compacto. Portanto, quando você começa a malhar é comum que você emagreça, mas não necessariamente perca peso.
Por isso, na hora de avaliar seu desempenho e evolução é melhor abrir mão da balança. A melhor maneira de saber se o resultado de seu exercício físico está sendo positivo é comparar medidas com o adipômetro e com a fita métrica. Reduzir o percentual de gordura no corpo é mais importante do que simplesmente perder peso.
 
Reduzir percentual de gordura no corpo é mais importante que perder peso
Foto: www.esteticabellocorpo.com.br
O adipômetro é muito utilizado em avaliações físicas nas academias e até mesmo em consultas com nutricionistas. Em lojas online como Shopfisio é possível encontrar uma grande variedade de modelos. Com ele você irá saber, com precisão, o que está ocorrendo em seu corpo.
Caso tenha realmente ganhado gordura, o equipamento irá acusar. Então é hora de focar na alimentação e intensificar os treinos. Já a fita métrica lhe dará a noção exata da perda de medidas que você sentirá naturalmente ao perceber que aquela calça está vestindo melhor do que antes.
Perder medidas é o sonho de muita gente. Mas, isso não ocorre do dia para a noite. É preciso determinação, força de vontade e paciência para conseguir emagrecer sem comprometer a saúde. A melhor maneira é unir alimentação saudável com exercícios físicos regulares.
Isso porque além de perder calorias, a prática de exercício físico constante garante que o metabolismo se torne naturalmente mais acelerado. O que facilita se manter em forma. Confira algumas dicas para emagrecer de forma saudável:

Ergometria

Caminhar na esteira e pedalar na ergométrica, diariamente, são atividades indispensáveis para quem deseja emagrecer. Se não tiver como fazer todos os dias, pelo menos 45 minutos de atividade, 3 vezes por semana, são o suficiente. Outra dica importante é variar o ritmo. Então inclua inclinações em seus treinos. Assim eles apresentarão melhores resultados.

Exercícios de fortalecimento muscular

Ideal até na terceira idade, as atividades que fortalecem os músculos são fundamentais para quem busca uma vida saudável. Fazer 2 horas semanais desse tipo de atividade é o bastante. Você pode optar por musculação, treinamento com suspensão (TRX) ou circuito com pesos.
Os exercícios de resistência do Pilates são outra excelente alternativa já que tonificam os músculos, aumentam a flexibilidade e ainda emagrecem. Mesmo em repouso, com essa prática, é possível ter gastos calóricos.

Alimentação equilibrada

Comer bem é tão importante quanto praticar exercícios regularmente. Faça um prato colorido que reúna verduras, legumes, grãos integrais e leguminosas como feijão. Priorize sucos naturais sem açúcar e evite refrigerantes e alimentos industrializados.
 

Faça todas as refeições

Você fica longos espaços de tempo sem comer diariamente? Embora você esteja se alimentando menos vezes não significa que haverá emagrecimento. Pelo contrário, seu corpo irá armazenar mais calorias por não saber quando será alimentado novamente. Dessa forma, você acabará engordando.
Escolha alimentos ricos em nutrientes como fibra e coma de três em três horas pelo menos. Se você  incluir esse hábito saudável em sua rotina  juntamente com a prática de exercícios físicos certamente irá emagrecer.
 
Vamos começar?
Determinação e foco! Você pode, você consegue!
Avalie