Tênis Infantil: escolhendo a melhor opção para o seu filho

Veja aqui algumas dicas de como prevenir problemas e diminuir os riscos, contribuindo para a saúde dos pés das crianças
Ao escolher os melhores tipos de calçado infantil para seus filhos, muitos pais se perguntam quais são as opções e modelos ideais. Os pés são a base de tudo e calçados inadequados podem prejudicar o desenvolvimento da criança de diferentes maneiras. Antes de comprar tênis infantis masculinos, é importante considerar alguns fatos como:
 
  Propriocepção: é a aptidão para perceber a localização espacial do corpo, bem como a sua posição e orientação. A propriocepção também colabora para a coordenação das várias partes do corpo durante a execução de movimentos a força necessária a ser utilizada pelos músculos, como caminhar, pular, correr, girar, evitando a perda do equilíbrio.
  Impactos e flexibilidade: toda criança aprende a se movimentar a partir da sensação do toque do pé com o solo, por meio da ativação neuromuscular dos membros inferiores, que auxiliam o corpo a absorver impactos e manter o equilíbrio, dado especialmente pela movimentação dos arcos dos pés e pelo alinhamento e movimento dos dedos,  que são responsáveis pela força de alavanca do pé.
Mãe Sem Frescura - Tênis Infantil escolhendo a melhor opção para o seu filho
Assim, o ideal é buscar modelos de tênis infantil de qualidade, que sejam confortáveis e resistentes, mas que possibilitem uma propriocepção mais equilibrada. Tênis confeccionados em materiais laváveis e leves, que possibilitem que a pele respire são melhores. Outras características que os pais devem procurar ao comprar o calçado são:
 
 Solado antiderrapante, para evitar quedas.
 Sola mais fina, que permitirá que, ao caminhar ou correr, a criança sinta o solo, em seus diferentes níveis e texturas.
 Materiais flexíveis e formato anatômico vão garantir tanto o conforto quanto a movimentação natural dos dedos e pés.
 Tênis mais baixos, sem plataforma ou salto, para maior equilíbrio e estabilidade.
● Amortecimento em materiais emborrachados, o que evita lesões após esforços como corridas ou saltos, especialmente para crianças que pratiquem esporte.
 Especialmente para bebês, as palmilhas devem ser planas, sem necessidade de amortecimento, o que vai ajudar na formação natural do arco da planta do pé.
 Crianças que estão aprendendo a andar devem usar tênis com a região do calcanhar mais firme, o que evita torções.
 Para crianças menores, prefira tênis com fechamento em velcro ao invés de cadarços. Isso facilita não apenas colocar e tirar o sapato da criança, mas evita possíveis acidentes com os cadarços, que podem desamarrar com facilidade.
 

Como saber o tamanho ideal do tênis infantil?

 
É importante observar o tamanho correto para um maior conforto da criança. O ideal é que o tênis tenha um ou dois centímetros a mais do que o pé. Sapatos apertados podem machucar as articulações e causar bolhas, enquanto calçados muito grandes podem ocasionar quedas. Para comprar tênis infantil online, é possível verificar o número que o seu filho calça medindo o tamanho da planta do pé com uma régua, ou então usar a palmilha do calçado como base. Existe uma tabela de numeração de calçados infantis, de acordo com a idade, que pode ajudar na escolha do tamanho adequado:
 
Tamanho do pé em centímetros
Número do calçado
Idade da criança
9 cm
13
0 a 2 meses
10 cm
14
2 a 4 meses
10, 5 cm
15
4 a 6 meses
11 cm
16
6 a 8 meses
11,5 cm
17
8 a 10 meses
12,5 cm
18
10 a 12 meses
13 cm
19
1 ano
13,5 cm
20
1 ano a 1 e meio
14 cm
21
1 ano e meio a 2
15 cm
22
2 anos a 2 e meio
15,5 cm
23
2 e meio a 3 anos
16 cm
24
3 a 3 e meio
16,5 cm
25
3 e meio a 4 anos
17 cm
26
4 anos
18 cm
27
5 anos
19,5 cm
28
5 anos e meio
20 cm
29
5 e meio a 6
21 cm
30
6 anos
22 cm
31
7 anos
22,5 cm
32
7 e meio a 8
23 cm
33
8 anos
23,5 cm
34
9 anos
24 cm
35
10 anos
24,5 cm
36
acima de 10
Tênis Infantil: escolhendo a melhor opção para o seu filho
Avalie