Descubra como fazer mudanças na decoração da sala após a chegada das crianças

Ter uma sala bem decorada não é privilégio de mulheres solteiras ou casais sem filhos. Famílias com crianças pequenas também merecem ambientes estilosos e com design moderno. Mas, para isso é preciso realizar algumas mudanças na decoração.
 
Uma casa no melhor estilo clean é o recomendado. Ou seja, poucos móveis na sala e abusar de cores neutras com detalhes coloridos são o ideal. Mas, não esqueça de levar em conta também a personalidade dos pequeninos na hora de redecorar. Afinal, eles também são moradores da residência e fazem uso do cômodo, não é? 
 
Lojas RPM - Descubra como fazer mudanças na decoração da sala após a chegada das crianças

Confira algumas dicas para deixar sua sala de estar bonita, prática e segura para seus filhos pequenos:

Poucos móveis para uma decoração clean
Esqueça a época em que vários móveis sofisticados eram a estrela da decoração. Isso pode voltar a acontecer daqui a alguns anos, mas enquanto seus filhos forem pequenos o foco precisa ser na segurança deles. Então, a primeira mudança na sala é se livrar do excesso de mobílias. Afinal, criança precisa de espaço para brincar livremente sem provocar acidentes.
O que realmente é indispensável numa sala de estar?
Você precisa responder essa pergunta, racionalmente, de acordo com a rotina da sua casa. Não tenha medo de desapegar de móveis grandes, com quinas pontiagudas, por exemplo. Pense que seu ambiente será renovado. Sem contar que você poderá ter tudo que precisa e gosta, mas com suas devidas adaptações.
 
Sofá: Investir num sofá confortável é essencial. A grande dica para quem deseja não se estressar com a conservação dele é usar capas coloridas que o cubram totalmente. Dessa forma, o móvel fica protegido, a sala ganha um ar alegre e as crianças podem brincar e comer nele a vontade (por mais que se alimentar na cozinha seja o ideal, os pequenos adoram beliscar no sofá vendo TV, não é? – então se previna contra manchas permanentes nele).
 
Outra dica de ouro para mães que gostam de praticidade é escolher adequadamente o material do sofá. Revestimentos que sejam práticos de limpar é sempre a melhor opção. Camurça, veludo ou atoalhados são extremamente confortáveis e de fácil higienização. Já aqueles sofás que possuem uma aparência plastificada não é indicado para quem tem filhos pequenos em casa.
 
TV: Aparelho versátil e indispensável em qualquer sala de estar, a televisão precisa estar estrategicamente posicionada. Afinal, é nela que as crianças jogam videogame e a família vê filmes, jornais, novelas, desenhos, partidas de futebol, etc. Unir o útil ao agradável é a melhor opção. Colocara TV em um rack com painel, além de ser mais prático e seguro, também é a tendência na decoração de salas de estar.
Esse tipo de móvel tem sido muito valorizado porque ele é capaz de abrigar também outros aparelhos eletrônicos (videogame, blu-ray ou DVD, som, etc), além de objetos decorativos. Tem modelos que possuem até gavetas e portas. Assim é possível dispensar até outros móveis e ganhar espaço na sala.
 
Mesa de centro:  Não é preciso abolir o uso da mesa de centro em prol de mais espaço para a criançada brincar. Mas, eis um móvel que é preciso pensar racionalmente antes de comprar. Ele pode oferecer alguns perigos se for adquirido priorizando a questão estética do ambiente. Para não causar acidentes domésticos é preciso evitar quinas pontiagudas e vidros. Então é só optar por materiais de fácil limpeza e pontas arredondadas. Acrílico é uma boa opção que pode até agradar a criançada.
 
Estante:  Prateleiras e nichos avulsos são excelentes opções para quem pretende substituir o uso de estante na sala de estar. Quem tem muitos objetos decorativos e livros costuma não abrir mão de uma boa estante. Esse móvel é um ótimo aliado para quem busca um ambiente arejado. Para quem tem criança em casa, a melhor solução é aproveitar o espaço da parede. Dessa forma é possível ganhar espaço e impedir que os pequeninos brinquem com o que não deve. Ou seja, nada de objetos de grande valor sentimental quebrados porque os baixinhos tiveram curiosidade de brincar com eles.
 
Estantes de nicho são a principal tendência na decoração dos mais variados cômodos. Mas, tudo depende da personalidade da família. É só pesquisar bastante e abusar da criatividade que esse móvel pode fazer a diferença na sala e criar um clima descontraído e moderno. Porém, se for uma família mais tradicional, também é possível encontrar modelos que reflitam esse tom mais clássico.
 
Poltronas: São fundamentais para compor o cômodo mais social da casa. Conforto e design são prioridade quando o assunto é poltrona. Em ambientes que tem crianças, o ideal é que o material seja prático de limpar. Outra dica é optar por móveis leves que possam ser deslocados para o quarto, por exemplo, caso seja necessário. Assim como a estante, as poltronas também podem refletir a personalidade da família dando um tom moderno ou clássico.
 
Pisos: Com filhos pequenos, o piso precisa ser bem escolhido, antes mesmo de o casal começar a planejar ter filhos. Mandar retirar tudo para colocar novos pisos mais adequados à crianças é sinônimo de gastos com reforma e muita dor de cabeça. Então pisos precisam ser pensados a longo prazo. Modelos antiderrapantes e de fácil higienização são os mais recomendados para que tem criança em casa. Além disso, pisos totalmente brancos devem ser evitados. Embora sejam bonitos, eles realçam qualquer sujeirinha, por mais discreta que seja.
Ter uma sala estilosa e propícia para a brincadeira dos filhos pequenos não é um sonho impossível. Basta redecorar equilibrando design e beleza com o cotidiano da família. Você precisou fazer muitas mudanças na decoração da sua sala de estar após a chegada das crianças? Compartilhe  com a gente suas dicas e ideias deixando comentários abaixo.
Avalie