Dicas de decoração para quarto compartilhado entre irmãos

Fazer a decoração de um quarto para ser dividido entre os filhos não é uma tarefa fácil, pois exige bastante planejamento e noção de equilíbrio. Mas a boa notícia é que é possível, sim, acomodar bem os irmãos, mesmo em quartos compactos. Tamanho não é documento!

Mãe Sem Frescura - Dicas de Decoração para Quarto Compartilhado entre Irmãos - Omo

Imagem: home space
O mais importante é que, mesmo sendo compartilhado, o quarto tenha a cara e o estilo de cada um. Por isso, as crianças devem participar de todo o processo de decoração. Confira dicas práticas e também algumas ideias para inspirar você na hora de decorar o quarto dos filhotes:

Cor das paredes 

A dúvida mais comum sobre quartos compartilhados entre irmãos costuma ser o que fazer com a cor das paredes. Muitos pais preferem optar por quartos inteiros brancos ou em cores neutras, por ser uma solução bem prática.

Mãe Sem Frescura - Dicas de Decoração para Quarto Compartilhado entre Irmãos - Omo

Imagem: home space

Mas isso não significa que não seja possível fazer um quarto colorido e mais alegre. Uma outra opção é usar uma cor que agrade a ambos, mesmo que seja em apenas uma parede. E para quartos unissex, você pode ainda dividir o quarto com uma cor para a menina e outra para o menino.

Posição das camas 

As camas costumam ser a peça central de decoração para quartos divididos. Isso porque são elas que, geralmente, vão delimitar o espaço pessoal de cada um dos irmãos. Por esse motivo, vale começar a planejar a disposição dos móveis por elas.

Mãe Sem Frescura - Dicas de Decoração para Quarto Compartilhado entre Irmãos - Omo

Imagem: home space

Os beliches são uma boa pedida para espaços mais compactos, mas eles não precisam ser daquele jeitão tradicional, com uma cama em cima da outra, sabia? Uma das camas, pode muito bem ficar na transversal da outra. E a mesma regrinha vale para camas individuais. Ao invés de colocar uma do lado da outra, uma boa alternativa pode ser deixá-las na perpendicular.

Roupa de cama

A escolha da roupa de cama também tem um papel importante. A melhor solução é optar por aquelas que sejam feitas do mesmo material, para manter uma certa unidade, mas que tenham cores ou estampas diferentes. Assim cada filhote pode imprimir o seu estilo.

Mãe Sem Frescura - Dicas de Decoração para Quarto Compartilhado entre Irmãos - OmoImagem: drcw

 

OMO tem várias dicas de como passar roupa, para acabar com o amassado e deixar as roupas de cama sempre lisinhas e com cara de novas.

Móveis e acessórios 

Outro fator importante na hora de decorar o quarto é que ele tenha bastante espaço para guardar as coisas das crianças, como brinquedos, roupas e livros. Vale, então, investir em prateleiras e armários para manter tudo em ordem.

Mãe Sem Frescura - Dicas de Decoração para Quarto Compartilhado entre Irmãos - OmoImagem: home space

 

Se possível, opte por móveis sob medida já que eles conseguem otimizar ainda mais o espaço. E não pode faltar também um cantinho de estudos, onde os pequenos possam estudar e fazer o dever de casa. Por fim, abuse dos acessórios para enfeitar o espaço. Eles são ótimas maneiras de mostrar a personalidade dos filhotes.

Mãe Sem Frescura - Dicas de Decoração para Quarto Compartilhado entre Irmãos - OmoImagem: home space

 

Viu como dividir o quarto dos filhotes ficou bem mais fácil agora? Depois de algumas dicas tarefas que soam complicadas a princípio, como passar roupa e muitas outras, se tornam muito mais simples, não é verdade?

E você, tem mais alguma dica para a decoração de quartos compartilhados entre irmãos? Como funciona na sua casa? Conte nos comentários.

Avalie