10 lanches práticos e saudáveis para a lancheira dos filhos

Recentemente, a foto da lancheira preparada pela nutricionista Bela Gil para a filha causou alvoroço nas redes sociais, dividindo as opiniões dos internautas. Enquanto alguns criticaram a merenda, composta de fatias de banana da terra, rodelas de batata doce cozida, granola caseira e água, outros partiram em defesa da apresentadora.
 
O fato é que a polêmica acabou por chamar a atenção para um assunto importante: como fazer as crianças comerem melhor? Pode não ser exatamente fácil convencer os filhos a abandonarem as guloseimas no dia a dia, reservando-as apenas para momentos especiais, mas vale muito a pena insistir com a criançada. Você vai ver que é muito mais fácil do que parece, assim como trocar pneu ou como tirar mancha de roupa branca. Basta seguir atrair o interesse do filhote.
 
Mãe Sem Frescura - 10 lanches práticos e saudáveis para a lancheira dos filhos - Omo
Imagem: Melissa
 
Não faltam bons motivos para se incentivar os pequenos a terem uma alimentação saudável desde cedo. A formação dos hábitos alimentares acontece logo nos primeiros anos de vida. Por isso, quando estimuladas a provar diversos sabores e texturas desde pequenininhas, as crianças têm grandes chances de se tornarem jovens e adultos saudáveis e com um paladar treinado para todos os gostos.
 
Além disso, crianças que têm uma dieta rica e se alimentam bem costumam ter imunidade mais forte, melhor desenvolvimento físico, mais disposição e até mesmo menos cáries nos dentes, entre outros benefícios.
 
 
Mãe Sem Frescura - 10 Lanches Práticos e Saudáveis para a Lancheira dos Filhos - Omo

Imagem: Melissa

 

Por isso, é melhor deixar de fora da lancheira dos pequenos as balas, pirulitos, bolachas recheadas, chocolates, salgadinhos industrializados, salgados fritos, refrigerantes e sucos artificiais, assim como sobremesas industrializadas ricas em açúcar e sódio.  
 
Mas isso também não quer dizer que o seu filho precisa levar uma lancheira igual a de Flor Gil para a escola. O importante é que seja uma refeição balanceada, incluindo proteína, carboidrato e fonte de fibra.

Mãe Sem Frescura - 10 Lanches Práticos e Saudáveis para a Lancheira dos Filhos - Omo
Imagem: Melissa
 
Você pode, por exemplo, substituir o pacote de bolacha recheada por iogurte natural com granola e rodelas de banana. As frutas, inclusive, são uma excelente opção de lanches. Elas são saborosas, práticas e fornecem toda a energia que as crianças precisam para estudar.
 
E quem disse que cuidar da alimentação das crianças precisa dar trabalho? Confira abaixo dez ideias de lanches práticos e saudáveis para o seu filho levar na lancheira para a escola:
 
  • 5 biscoitos de aveia + 1 maçã + 200ml de leite com cacau
  • 1 pão de queijo médio + 1 cacho de uva pequeno + 200ml de água de coco
  • 1 pêra + 200ml de iogurte natural com granola
  • 1 barra de cereal + 1 banana + 200ml de chá de camomila
  • 5 biscoitos de polvilho + salada de frutas + 200ml de limonada
  • 1 maçã + 3 biscoitos de aveia + 200ml de achocolatado
  • 1 pão de queijo médio + 200ml de suco água de coco + 1 banana
  • 1 fatia de bolo sem cobertura + 200ml de suco de maçã + 1 iogurte natural
  • 1 barra de cereal + 3 biscoitos de polvilho + 200ml de leite de soja
  • 1 fatia de pão integral com polenguinho + manga picada + 200ml de suco de uva
Mãe Sem Frescura - 10 Lanches Práticos e Saudáveis para a Lancheira dos Filhos - Omo
Imagem: Melissa
E uma última dica. As crianças simplesmente não conseguem resistir quando a merenda está arrumada de forma divertida. Por isso capriche na apresentação da lancheira!

Gostou das sugestões de lanches saudáveis para as crianças levarem para a escola? O que você costuma colocar na lancheira deles? Compartilhe também as suas dicas nos comentários. 
Avalie