10 Passos para o Sucesso do Primeiro Banho do Bebê

Está com medo do primeiro banho?
Não sabe como fazer?
E se o bebê chorar?

No post 10 Passos para o Sucesso do Primeiro Banho do Bebê, você encontra dicas “passo a passo” de como organizar e agir no primeiro banho do bebê, com muita segurança e alegria neste momento que é único na vida das mamães.
 
Banho é sinônimo de higiene pessoal, mas também já foi considerado um ato de purificação e celebração. No Brasil, o hábito de tomar banho é diário, devido aos costumes indígenas que sempre se banhavam nos rios, tornando-se uma herança cultura.
Mãe Sem Frescura - 10 Passos para o Sucesso do Primeiro Banho do Bebê 1


Quando uma mãe sai da maternidade com o seu bebê, uma das maiores preocupações é a hora do banho, porque temos medo de não sermos capazes a desempenhar tal papel. Então, fique tranquila e conheça os 10 Passos para o Sucesso do Primeiro Banho do Bebê. 

Passo 1: Fase do medo e ansiedade

As mamães tem medo do inesperado, medo de não conseguirem agir a tempo, medo de não serem capazes.
Não se preocupe, este medo não é só seu, é da maioria das mães e eu fui uma delas (confira aqui).
 
Uma dica é você relaxar para conseguir passar segurança ao seu bebê. Pense que ele está com medo da situação, pois tudo é novidade, e você é a única que pode acalmá-lo.

Passo 2: Itens necessários e local

Deixe tudo fácil, tudo a mão: toalha, sabonete, shampoo, roupas e tudo que julgar necessário para o banho do bebê. Recomendo que o primeiro banho seja no quarto que é um ambiente mais quente e aconchegante.
 
Antes de encher a banheira, prepare a toalha aberta no trocador ou móvel próximo e todos os itens mencionados acima próximos a banheira.

Passo 3: Temperatura e Volume de Água

Coloque água fria na banheira e misture com água quente, sendo que a quantidade de água deve não deve ultrapassar a metade da banheira. Para a água quente, o ideal é esquentá-la numa panela mesmo, porque a água do chuveiro não é quente o suficiente, e misture com a água fria até que a temperatura esteja morna para quente. Lembre que não se deve testar a água na mão, e sim, no antebraço.
 

Passo 4: Suporte antiderrapante

Outra dica é adquirir um suporte para banheira que é super útil para um banho mais seguro, pois é antiderrapante.

Passo 5: Agora é hora do banho!

Tudo pronto?!

Tire a roupa do bebê rapidamente e converse com ele, explicando o que acontecerá de uma forma bem carinhosa. Eu considero que este é um dos momentos mais importantes, o contato e o diálogo são essenciais, por mais que ache que ele não entende, fale, é importante.
 
Segure o bebê passando o seu braço por debaixo da cabeça dele e com a mão (já do outro lado do bebê) segure o braço dele, como na foto acima. Você sentirá que ficará bem firme e sem perigo de virar. Embora, sempre manuseie com atenção, e é por isso,  que não se deve encher a banheira de água.
 
Dê um banho rápido. Lembre que o bebê é bem limpinho. Então um banho rápido é o mais recomendado, porque também a água esfria rapidamente.

Passo 6: Lavar a cabeça

Não é necessário encher a mão de shampoo, umas 2 gotinhas já é o suficiente. Massageie levemente a cabeça do bebê e jogue água para tirar o shampoo, mas tome muito cuidado com os olhos. Deixe um paninho perto, caso preciso secá-los.

Passo 7: Lavar o rosto

Recomendo lavar o rosto só com água neste primeiro momento. Imagina se sem querer o sabão vá para os olhos. Melhor não arriscar.

Passo 8: Virar de costas

Um momento super delicado, embora bem simples. Do mesmo jeito que você o segurou de barriga para cima, faça do mesmo modo quando virá-lo de costas, como na foto abaixo.
 
Lave o bumbum e molhe sempre as costinhas, devido ao frio e aproveite e faça uma leve massagem para relaxá-loVire-o novamente e pronto banho tomado.
Mãe Sem Frescura - 10 Passos para o Sucesso do Primeiro Banho do Bebê

Passo 9: Música e Diálogo

Itens que não podem faltar no 1º banho: música e muita conversa.
 
É normal que o seu bebê chore, e esses itens são super importantes para acalmá-lo. Não se desespere com a situação. Se estiver cantando ou falando, continue e vá dando o banho no seu tempo. Lembre-se que o banho precisa ser rápido por causa da temperatura da água.
 

Passo 10: Brinquedos

Eu não indico brinquedos para o primeiro banho. Fique tranquila que você terá banhos suficientes para apresentar ao seu bebê os brinquedos que são a felicidade deles neste momento.

Acabou?!

Fácil?! O primeiro banho é realmente um momento tenso, mas seguindo os 10 Passos para o Sucesso do Primeiro Banho, tenho certeza que estará mais confiante.
 
Aproveite e curta este momento que é único na vida da mamãe.
O primeiro banho, a gente nunca esquece!!!

*Fonte fotos: educacaoweb.xpg.uol.com.br
Avalie