Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho?

Obviamente, não são todas as pessoas que dispõem de um cômodo extra em suas casas, voltado apenas para a brincadeira das crianças. Mas é importante que os pequenos tenham um espaço só deles para se divertir e desenvolver suas atividades. O quarto de brincar é uma solução legal também para reduzir, e muito, a bagunça dos brinquedos espalhados pelo meio da casa. Uma alternativa é criar pequenos “espaços de brincar” ou “espaços de bagunça” em cada cômodo de uso geral da casa, como cozinha, sala e varanda, além do próprio quarto da criança. É nesses cantinhos onde as crianças ficarão à vontade para suas brincadeiras, e que também são funcionais pois facilitam a supervisão dos menores, que não podem ficar sozinhos. Na cozinha, por exemplo, quando se prepara as refeições, é possível tomar conta da criança. E na sala, dá para ficar de olho nos pequenos, enquanto os pais navegam na Internet ou assistem à televisão.

Mãe Sem Frescura - Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho3

Móveis e itens que ajudam na organização

Na hora da decoração do quarto de brinquedos, a mobília pode ganhar ares lúdicos e funcionais. Estantes, baús, mesas de desenho e caixas avulsas e nichos pendurados a uma altura mediana permitem que os brinquedos estejam sempre à vista e acessíveis. Pintados com cores diferentes e alegres, podem contribuir para transformar o ato de organizar os brinquedos em um momento divertido para as crianças. Basta planejar o ambiente para que isso aconteça.

De qualquer forma, seja nos quartos de brincar, ou nos pequenos cantinhos da bagunça, é importante ter recipientes, caixas, cestos e baldes separados para guardar pequenos bonecos e carrinhos, peças de jogos, lápis de cor, e demais brinquedos. E você já vai ensinando ao seu filho, desde pequeno, a importância da organização, fazendo com que ele ajude a guardar os brinquedos. Assim ele vai entender, desde cedo, que também é responsável por manter a casa em ordem.

Use caixas de diferentes tamanhos, para separar os brinquedos por tipo, e coloque etiquetas indicando o conteúdo. Tanto as etiquetas quanto as caixas podem ser coloridas, e quanto mais atrativa forem, mais as crianças irão se animar para organizar a bagunça após a brincadeira. Cestos de vime, ou de plástico colorido também são úteis. Uma alternativa são os pequenos caixotes de maçã ou outras frutas, que podem ser recolhidos em feiras e supermercados. Mas é importante que sejam lixados e envernizados. É possível também pintá-los com tinta automotiva (tinta à base de poliuretano, ou tintas P.U.), que vão conferir brilho e durabilidade às peças. Você também pode forrar os caixotes com tecido, vai ficar lindo. Essas caixas são empilháveis, mas também podem ser pregadas na parede, funcionando como prateleiras. Baldinhos de plástico ou de metal, ou latas reaproveitadas de diferentes tamanhos, auxiliam na organização de itens menores, como lápis, giz de cor, pincéis, pecinhas de montar, e também podem ser usados como elementos nas brincadeiras.

Mãe Sem Frescura - Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho

Preocupação com segurança é fundamental

É importante também que o espaço disponha de uma área livre central, para que a criança desenvolva suas atividades com liberdade de movimento, sem obstáculos que possam causar algum acidente. Como item de decoração, pufes são legais, mas almofadas grandes fazem o mesmo efeito. Você mesmo pode fabricar as suas, com os tecidos que mais combinem com o gosto do seu filho e a decoração do quarto. Para o recheio, em lojas de decoração é possível comprar sacos de espuma ou manta acrílica. É uma solução barata, que vai deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.

Vale também usar pequenos tapetes coloridos, como forma de delimitar o espaço, especialmente nos cantinhos das brincadeiras. Tapetes e tatames de EVA são antialérgicos, e os pisos emborrachados funcionam como amortecedores no caso de quedas, além de serem mais fáceis de limpar e não acumularem pó. Móveis com cantos arredondados também proporcionam maior segurança.


Mãe Sem Frescura - Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho

Decoração com diversão

Na hora de decorar, opte por cores fortes, e use papéis de parede e adesivos com estampas coloridas e divertidas. Prateleiras estreitas, também coloridas, deixam à mostra as ilustrações das capas dos livros infantis, que também ajudam a decorar o ambiente. Para aqueles que são fãs e praticantes de algum esporte, ou já tocam algum instrumento, violões, bicicletas, raquetes e outros itens podem virar elementos de decoração, pendurados na parede.

Fixe um bastão de cortina na parede, na altura da criança, ou até mesmo um pequeno varal, para expor os desenhos produzidos pelo seu filho. Para prender, use ganchos ou pregadores de roupa, e crie uma pequena exposição, que pode ser substituída frequentemente por novas “produções artísticas”. Vale também pendurar outras ilustrações, fotos da criança, e até revistas em quadrinhos.

Outra ideia para as paredes é pendurar uma lousa ou quadro negro, no qual a criança poderá desenhar e escrever. Uma tendência na decoração atual, que pode ser incorporada aos quartos de brincar é a pintura de toda uma parede de preto, com “tinta-lousa”, que é lavável. Nela, o seu filho poderá exercitar a aprendizagem, com diversão e criatividade: está liberado desenhar nas paredes!

Ímãs presos em painéis de metal ou na sua geladeira, além de decorarem, são também um brinquedo lúdico, especialmente se seu pequeno está aprendendo a ler e a escrever. Você mesma pode fabricar pequenos ímãs coloridos, com as letras do alfabeto. É possível encontrar na internet vários moldes imprimíveis de letras coloridas. Basta imprimir em papel fotográfico, ou então cobrir a folha com contact transparente. Cole o papel em uma folha imantada e recorte no formato das letrinhas. O mercado já oferece também papel fotográfico magnético imprimível. Você ainda pode recortar folhas de EVA, e colar em pequenos imãs. A internet está cheia de moldes de letras, e outras figuras, para projetos DIY, como esse daqui.

O quarto de brincar pode se transformar, futuramente, em um quarto de estudos para o seu filho. É importante envolver a criança na decoração, deixando que ela escolha as cores e alguns objetos, ou até o tema. Ela vai se sentir parte do projeto e compreender que aquele espaço é dela. Mas vai entender também que é responsável pela organização e importante dentro da rotina da casa.

Mãe Sem Frescura - Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho
Mãe Sem Frescura - Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho
Mãe Sem Frescura - Como Montar um Quarto de Brincar para o seu Filho

Fonte: Casa Linda e Pinterest

Avalie