Mães Blogueiras: A Tecnologia na Vida dos Nossos Filhos

A tecnologia está muito presente na vida dos nossos filhos, principalmente nesta geração, pois já nascem sabendo manusear coisas que muitos adultos ainda se atrapalham. Não é preciso ensiná-los, simplesmente descobrem sozinhos como tal aplicativo funciona. Já citei aqui no blog (confira aqui) os prós e contras desta brincadeira que pode se tornar um vício.

Hoje o blog Mãe Sem Frescura conta com a participação de mães blogueiras que relatam os aspectos positivos e negativos da tecnologia na vida dos nossos filhos. Aproveite para conferir e conhecer os blogs que também contam com dicas do mundo materno.

Mãe Sem Frescura - Mães Blogueiras - A tecnologia na vida dos nossos filhos

Daniela Zanatto – Blog Mamãe Aprendiz

Nessa era tecnológica, em que não vivemos sem nossos smartphones e computadores, como lidar com as crianças? Não concordo em deixá-las alienadas. Por outro lado, crianças precisam correr e brincar. Assim, entendo que devemos dar acesso a eles a tecnologia; mas ao mesmo tempo, nos esforçar para promover atividades lúdicas com brinquedos e brincadeiras, levá-los a lugares onde possam correr e gastar suas energias. Em casa, meus filhos tem acesso ao tablet, mas ficam por pouco tempo, enjoam logo e voltam aos brinquedos. Para quem tem crianças que ficam muito, vale estipular horários máximos por dia (1h por dia por exemplo), e ajudá-los a buscar também outros meios de se divertir!

Sobre o Blog: Mamãe Aprendiz é uma blog para mamães de primeira viagem, com dicas para mamães, gestantes e tentantes, buscando facilitar nossa vida!

Raquel Der Hausfrau – Blog Eu, dona de casa!(?)

Hoje em dia a tecnologia está presente na vida dos nossos filhos e não adianta a gente relutar, porque essa tendência só cresce. Vemos crianças tão pequenas com uma grande intimidade com esses aparelhos eletrônicos e em muitas vezes uma infância baseada em videos games, etc. E não é só isso. Podemos ver muitos pais que se utilizam dessa ‘ferramenta’ como babá ou simplesmente para dar um ‘tempo’ do filho.

Não sou contra o uso da tecnologia na educação dos nossos filhos, mesmo porque a Luisa brinca e sabe manusear um smartphone melhor do que eu. Entretanto, a tecnologia não pode substituir o amor, o contato, o abraço, o brincar junto. A tecnologia deve vir para agregar conhecimento na nossa vida, bem como na vida dos nossos pequenos e não nos afastar da convivência da nossa família.

Sobre o blog: O ‘Eu, dona de casa!(?)’ – EDC – está no ar desde 2010. Desde então, eu venho tratando de assuntos do meu cotidiano relacionados ao universo feminino: dicas para donas de casa, maternidade, atividades domésticas, culinária, cultura… tudo na visão de uma mulher comum igual a você.’

Elaine Rizzo – Blog Mãe de Moleque

A tecnologia e a informação rápida e a marca desta nova geração. Meu filho segurei até onde pude os jogos, mas sempre usei a tecnologia em favor da educação dele. Agora com 7 anos o moleque já pode jogar, mas o Pai de moleque é mais especialista nisto e costuma indicar os melhores jogos por faixa etária e o que favorece determinado tipo de jogo na evolução motora e psíquica das crianças, ele procura jogos que a criança precisa ler para passar as fases e a maioria tem que usar a lógica. Eu já baixo aplicativos educativos, e-books , então em casa a tecnologia não é inimiga é aliada a educação do nosso filho.

Sobre o blog: Sou Elaine, autora do Blog Mãe de Moleque, onde falo sobre as aventuras em educar uma criança paulistana nos dias atuais.

Gisele Cirolini – Blog SouMãe.org

Eu acho que um dos motivos para a tecnologia fazer tanta parte da vida das crianças é o fato da segurança nas cidades. Ninguém quer mais deixar seus filhos brincando na rua então dão produtos tecnológicos para entreterem as crianças dentro de casa. Isso não quer dizer que eu concorde com isso, pois acho que mesmo as crianças ficando mais dentro de casa, elas podem brincar com infinitos outros brinquedos e atividades que não envolvem computador nem ficar na frente da TV.

Mas isso também não quer dizer que eu ache que devemos criar os filhos em uma bolha sem tecnologia, afinal ela existe e faz parte das nossas vidas. Só acho que as crianças terão muito tempo para passar horas e mais horas no computador e na tv muito mais além, o importante agora é brincar e usar a tecnologia com moderação.

Sobre o blog: No SouMãe.org você vai encontrar várias dicas de decoração de festas infantis, quartos, chá de bebê, educação infantil, moda infantil e muitas dicas para gestantes e mães!

Verônica Pataro – Blog Pipocas em Aquarela

Inevitável, essa foi a palavra que me veio a cabeça logo que li o tema, por mais que muitas vezes precisamos limitar o uso de tabletes, celulares, computadores e tantos outros itens tecnológicos que as crianças amam, esses itens usamos na maioria do tempo, não há como evitá-los, pois o uso desses equipamentos estão ao alcance e podem ser usados também para o aprendizado e desenvolvimento da criança, mas acho que devemos ter em mente a limitação, não dá para fazer um programa bacana ao ar livre com o tablete na mão. Não é verdade?

Sobre o Blog: Pipocas em Aquarela a maternidade com mais cor e tranquilidade!

Mãe Sem Frescura - Mães Blogueiras - A Tecnologia na Vida dos Nossos Filhos

Ariane Oliveira – Blog 20 Minutos pra Tudo

A tecnologia tem pontos positivos e negativos como tudo na vida. Por um lado, está aproximando pessoas, encurtando distâncias (eu por exemplo tenho conversado com amigos que não vejo há anos!), mas pode fechar as pessoas nesse “mundinho virtual”.
As crianças têm uma facilidade incrível com tablets, celulares, smartfones, computadores, pois é algo comum para elas.Elas se encantam com isso! Dessa forma, o uso deve ser bem dosado e pensado. O mundo virtual inibe a criança de desenvolver uma série de habilidades que ela precisa no mundo real. Na minha opinião, a tecnologia vem pra ajudar, só que precisa ser na medida certa.A criança deve sim estar familiarizada com isso, mas deve estar a maior parte do tempo no “mundo real”.

Sobre o blog: 20 Minutos pra Tudo  é um blog para você que como eu, descobriu que a maternidade te fez desenvolver técnicas nunca vistas antes para se resolver um milhão de coisas em muito pouco tempo! Venha nos conhecer!

Daiane Souza – Blog De Mãe pra Mamães

Eu sempre me surpreendi com a agilidade com que as crianças, desde cedo, manuseiam celulares,tablets ou qualquer outro equipamento eletrônico. Meu filho Arthur tem 3 anos e já sabe escolher os jogos no meu celular, sabe qual é o canal do Discovery Kids e isso me assusta as vezes. É mesmo surpreendente a facilidade que eles têm!

Muitas vezes, nós, adultos, paramos para questionar tal ação e ficamos sem saber como agir, perplexos por constatar como a tecnologia encanta e, muitas vezes, paralisa nossos filhos. Eu acho que devemos considerar que a tecnologia está presente no dia a dia de todos, não podemos fechar os olhos para isso. Diferente de nós, as crianças veem os pais, avós, tios etc., navegando em computadores para pesquisar, usando tablets para fazer compras ou jogar e celulares para bater papo. E, como todos sabem, os adultos são modelos para as crianças.

Sobre o blog: De Mãe pra Mamães contém dicas para mães de primeira viagem. gestantes e tentantes.

 

Mari Visconti – Blog Clube da Fraldinha

Inevitável. É com essa palavra que começo a discorrer. O contato começa em casa com o celular, que de repente vira brinquedo e a melhor saída para os choros. Ou então, como nós, o computador se converte no único meio de comunicação com os avós que estão em outro país. Desse modo, quando vemos, estamos diante do computador. Tudo tem limite e saber determiná-lo faz a diferença.

Sobre o blog: Blog que trata dos mais diferentes e variados temas ligados à gestação e à maternidade de verdade. Falamos de decoração, festas, cuidados, dia-dia, produtos, comportamento, educação, higiene, lazer e muito mais. Entrevistas com mães famosas, programação infantil, dicas de viagens e colunas profissionais são nossos destaques. Conheça o Clube da Fraldinha!

Mi Gobbato – Blog Espaço das Mamães

Na minha opinião tudo que possa ajudar no desenvolvimento da criança é bem vindo, e hoje estamos em uma época que não temos como negar, que eles já nascem conectados, e a tendência é cada vez mais estarem assim, mas acho que tudo tem que ser com moderação, porque tudo com excesso faz mal sim, até a tecnologia que está ai para nos ajudar.

O Gui tem 5 anos, e desde os 3 ele usa o Ipad, brinca no notebook, pois podemos andar juntos sim e fazer um bom trabalho, encontramos muitos jogos educativos, jogos que mexem com o raciocínio, estimula a criatividade, ajuda no desenvolvimento, muitos dos jogos que temos no Ipad são de pintura, quebra-cabeça, ensinando a somar, escrever, inglês, jogo da memória, tem também os dos personagens que ele gosta de corrida entre outros.

Ele não fica o tempo todo também brincando só com a tecnologia, adora jogar bola, ir para pracinha, brincar com a cachorra, carrinhos,etc, mas não posso deixar de admitir que a tecnologia aqui em casa nos ajuda.

Sobre o blog: Conheça o Blog Espaço das Mamães, onde você encontra um pouco mais sobre o nosso universo materno, com dicas de passeios, receitas, brincadeiras, jogos.

Alê Nunes – Blog Da Fertilidade à Maternidade

A tecnologia é algo cada vez mais presente na vida da gente, as crianças já nascem com perfil no facebook, ganham tablet e celular. Como eu também trabalho com tecnologia, sou analista de sistemas, os aparelhos high tech lá em casa são bem comuns. No início, me preocupava um pouco, mas percebi que não teria como evitar isso na vida da minha filha, nem quero.

Logo que a Gi, descobriu o tablet, para ela o ‘computador de dedinho’, queria ficar o tempo todo com ele, mas com o passar do tempo ela foi perdendo esse interesse todo e hoje ela mesmo dosa muito bem, brinca com os brinquedos e com os amigos e 1 ou 2x ao dia ela usa uns 30 a 40 mins e já larga para fazer outra coisa. Fora que sabe mais que a gente, vez ou outra ouço coisas do tipo ‘mãe é assim que se faz!’, hehehe.

Então, acho que proibir não é o caminho, acho que, como tudo nessa vida, sendo bem acompanhado e dosado, pode ser uma ferramenta importante de aprendizado, brincadeiras, comunidação e diversão para toda a família!

Sobre o Blog: Alê Nunes, mãe, analista de sistemas e blogueira do Da Fertilidade à Maternidade, um blog de uma mãe que passou poucas e boas nessa fase que vai da fertilidade à maternidade.

E você?
O que acha da tecnologia dos nossos filhos?

Fonte fotos:
http://maesamigas.com.br
http://blackboard.grupoa.com.br
http://neitessari.wordpress.com

Mães Blogueiras: A Tecnologia na Vida dos Nossos Filhos
5 (100%) 1 vote