Bebê independente | Comer sozinho dá?

Estou bem sumida por aqui, né?! Mas, agora voltei!!! É gente… nos últimos dias foram super corridos e a preguiça me pegou de jeito… e não tive pique para atualizar o blog.
Hoje o assunto é: Comer Sozinho, dá?!
É gente… o meu filhote de 2 anos e 1 mês já está nesta fase… está comendo sozinho e não aceita de jeito nenhum uma colherzinha dada pela mamãe. Ele come do jeito dele.

O começo

No começo que ele quer comer sozinho é aquela sujeira, mas agora ele já está totalmente adaptado e já come de tudo… Frutas, comida, danoninho, pizza, tudo mesmo. Ele se vira com colher e algumas coisas com garfo.
Quando ele está comendo comida ou fruta, estou sempre do lado dele para ajudá-lo, pq às vezes ele não consegue pegar as coisas. Aí estou eu sempre com uma colherzinha na mão para dar uma ajudinha na hora de comer sozinho. Com isso, o meu pequenino diminui a quantidade de comida ingerida.

Comendo menos

Eu ficava insistindo, mas nada adiantava. Fomos à pediatra que falou que é super normal, pq ele demora mais pra comer e logo a comida fica fria e ele cansa. É normal mesmo, viu?!
Antes ele comia um pratão enorme e agora reduziu pela metade, mas a médica falou que é assim mesmo. Não devo ficar preocupada e que com o tempo, ele já terá mais habilidade com a colher. Não é que é verdade?! Passou 1 mês da consulta e não é que ele já está comendo mais… e de tudo viu?! Isso que importa!!!
Desde que o Flavio nasceu sempre ensinei a ser independente e agora já come sozinho, quando sente sede abre a geladeira, pega o suco pra dar pra mamãe colocar na mamadeira (srsrsr). Se ele quer mamão já pega na geladeira… e assim, vai…

Adaptação – Comida colorida e variada

Uma coisa importante: as crianças comem com os olhos… então, a comida precisa estar colorida e bem bonita. Mas, depois que ele olha, eu misturo tudo… srsrs… ele não gosta de carne, então… tenho que desfiar bem pequenininho  e misturar com feijão que ele come sem perceber.
Antes dava legumes (batata, vagem, cenoura), mas ele enjoou… então… substitui por brócolis…
Mas, hoje o Flavio come e come muito bem, viu?! Outra coisa que eles gostam é Nuggtes… hum… que delícia, viu?!
A médica também comentou que depois que os bebês completam 2 anos é preciso tirar o leite da tarde e substituir por uma fruta + um derivado de leite. Assim, ele terá mais fome e comerá mais no jantar.
Esta semana já iniciei este processo. Às 14h (na escola) ele come uma fruta (banana ou maça) e também alternarei com danoninho (a médica disse que pode). Ela também falou de pudim, queijo, etc… Então vou revezando estes itens e já se adaptou super bem. Aos finais de semana eu já tinha cortado o leite da tarde, então acho que ele não sentiu tanto.
Aproveite para conferir a parte 2 deste processo de comer sozinho aqui.
Bjs, Pri
Comer Sozinho, dá?!
Avalie