Medo!!! – Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório

Para quem não leu o meu post anterior, o Flavio com 1 ano e 10 meses passou por uma cirurgia em 18/06/11 para retirar duas hidroceles (parecido com hérnia – cisto), hérnia no umbigo e fimose. 

Na verdade, a cirurgia urgente era a hidrocele na virilha, pois o cisto ia da virilha ao saquinho dele e estava enorme, embora resolvemos fazer tudo de uma vez só.

Pré-Operatório
Eu pensei que seria o momento mais sofrido, pois o pequenino precisava ficar 8 horas em jejum, sendo que o Flavio é aquele menino que não para de comer, de 3 em 3 horas, e tem dia que até acorda de madrugada com fome. Como eu o seguraria 8 horas sem alimentação?!
Foi bem difícil, porque a última mamadeira foi 1 hora da manhã e a cirurgia era às 10h. Seguramos acordado para ele ficar bem cansado e não passar fome.
Ele acordou às 7hs e já chorando de fome (como sempre). Eu e meu marido já estávamos preparados psicologicamente. É preciso se preparar, viu?! A gente o enrolou com DVD, brincadeiras, joguinhos no celular e tudo q tinha direito. Deu super certo!
Quando chegamos ao hospital, ele correu para todo lado e não ficamos estressados, porque ele precisava se distrair e fizemos um revezamento. Cada hora um corria atrás dele.
Operação

Fomos para um quarto no Hospital Edmundo Vasconcelos (que eu recomendo!) e lá tivemos que colocar um avental nele (olha como ele ficou lindo) e já teve que tomar uma medicação. Assim, já começou a relaxar, entretanto não deu muito certo, porque ele ainda estava bem elétrico.

 
Chegou a hora tão esperada! Levamos até a sala de cirurgia e essa foi a parte mais difícil, porque ver o meu pequenino indo e eu tendo que ficar do lado de fora. Não chorei na frente dele, mas depois não agüentei. O médico veio falar com a gente e falou pra ficarmos tranquilos.
 
Mãe Sem Frescura - Medo!!! - Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Antes da cirurgia

 

Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Antes da Cirurgia
Retorno Cirurgia
A cirurgia demorou uma hora e logo o médico ligou no quarto falando que ele estava ótimo e deu tudo certo. Agora era só esperá-lo acordar da anestesia geral e isso demorou mais uma hora.
Ligaram no quarto (já ouvia o Flavio reclamando) e pediram para buscá-lo na sala de cirurgia. Quando ele veio, é um emoção que não tem tamanho. Estava bem pálido, resmungando um pouco e meio fora do ar (efeito da anestesia).
Tinha dois curativos na virilha – um de cada lado (onde fazemos a faixinha da depilação), no pintinho e no umbigo. Não tem que trocar os curativos nem nada, é só lavar por cima mesmo e se cair não tem problema.
Chegamos no quarto, ficou deitado um tempão, bem quietinho e o médico falou que era normal. Embora não podia deixá-lo andar, por causa do efeito da anestesia (via oral) que tinha deixado as pernas moles.
Como o Flavio é faminto, ele almoçou bem pouquinho e fiquei ali do lado da cama fazendo carinho na cabeça dele enquanto assistia Discovery Kids. Saímos do hospital no mesmo dia (alta às 16h) e o apetite dele foi voltando aos poucos e até andou no hospital.
Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Olha como ele voltou pálido da cirurgia!!!
Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Aqui ele já estava um pouco melhor…
Pós Operatório – Volta pra Casa
Voltamos pra casa e ele não parava de resmungar. Eu achava que estava com dor, entretanto antes de sair do hospital deram remédio pra dor e o médico tinha explicado que sentiria dor na fimose, mas o resto seria tranqüilo.
Não queria sentar, só ficava deitado. Então, neste dia não insisti com comida, dei somente um leitinho mesmo. Estava olhando a fralda o tempo todo e só tinha sangue (bem pouco – não se assutem), até pensei que ele está tentando fazer xixi, mas não conseguia.
 
Para vocês terem uma ideia desde o momento da cirurgia (retorno às 12h) até às 21h, ele não tinha feito xixi, ou seja, ele tentava mas não conseguia. Eu já não sabia o que fazer.
 
Recebi a ligação de uma amiga que deu uma dica para colocá-lo embaixo do chuveiro com água bem quentinha batendo no pintinho dele. Fiz isso na hora, porque não custa tentar.
 
Deu super certo!
Foi xixi pra todo lado, ou seja, ele estava morrendo de tanta vontade de fazer xixi.
Adivinhem?! Até cocô fez no banho.
 
Pronto! Agora ele era um novo menino. Quando saiu do banho e não parava de correr e brincar (antes só gemia). Tinha voltado a ser o Flavio de antes.
Depois que descobri que não queria sentar, porque a bexiga dele devia doer muito e eu achei que eram por causa dos cortes na virilha. Um alívio!!!
No dia seguinte, acordou ótimo e
aproveitamos pra levá-lo ao parque. Dá pra acreditar?!
É somos meio malucos mesmo, mas ele já estava ótimo. Pq não?!
Assistam o vídeo!!!

No dia seguinte, foi à escola e vida normal. Ressalto que, na escola do Flavio possui um enfermeira, e por isso, foi possível.

Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Café da manhã na padaria – dia seguinte a cirurgia
Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Café da manhã na padaria – dia seguinte a cirurgia
Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Brincando no parquinho do Museu do Ipiranga –
dia seguinte a cirurgia

Retorno no Médico

Na quarta-feira (quatro dias depois da cirurgia) voltamos ao médico para acompanhamento. Quase todos os curativos já tinham caído e os demais, o médico tirou. Tudo estava meio roxo, mas é normal e o médico disse que estava ótimo.
Agora só temos que puxar a pele do pintinho, lavar com água e passar uma pomadinha cicatrizante. Temos que retornar ao médico a cada 15 dias.
Não podia terminar este post antes de falar do médico que é ótimo, e por isso, eu indico. Sabe aquele médico que te dá atenção total e te passa segurança.
Segue os contatos:
Dr. Antonio Paulo Durante (Cirurgião Pediatra)
Fone: 11 3667-1278 (consultório)
Fone: 11 5080-4300 (Hospital Edmundo Vasconcelos – ele tb atende lá)
Medo!!! – Cirurgia Hidrocele – Pré e Pós Operatório
Avalie