Olá…

Nossa… gente … a minha vida está uma loucura esta semana, mas depois eu explico com calma… srsrsr

Ah… vamos ao tema deste post: Terror Noturno!!!

Esse nome já assusta, né?!
Nossa… O que será TERROR NOTURNO?!

É gente… isso existe e muitas vezes acontecem e nem sabemos o que é isso.
Descobri há mais ou menos 1 mês que o Flavio sofre de Terror Noturno.

“O terror noturno ou pânico noturno (pavor nocturnus) é um distúrbio do sono. Geralmente começa com manifestações comportamentais de intenso medo (ainda durante o sono) culminando em um despertar abrupto com um grito de pânico e respiração rápida. O terror noturno habitualmente inicia durante a primeira parte do sono e dura cerca de 1 a 10 minutos.

É acompanhado por violentos movimentos corporais, agitação extrema, gritos, gemidos, falta de ar, suor, confusão, e em alguns casos, fuga da cama ou do quarto, comportamento destrutivo e agressão dirigida a objetos ou contra eles mesmos ou outras pessoas. No momento de pânico ferimentos, fraturas e lesões podem ocorrer caso não sejam tomadas precauções.

Terror noturno pode coincidir com sonambulismo, em cujo caso andar e correr ocorre em conjunção com gritos, saltos e agitação violenta.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Terror_noturno)

Eu tenho certeza que muitas de vocês já presenciaram isso nos seus pequeninos, mas não sabiam ao certo o que era… achavam que estava irritado, com fome, ou querendo dormir na sua cama…

Gente… o Flavio acordava (não todo dia, mas já aconteceram uns 5 episódios – que consegui identificar, né?!) por volta das 2 horas de manhã… chorando e gritando muito… se debatendo no berço.
Nós não sabíamos o que fazer… pegamos leite (achando que estava com fome), suco (para matar a sede), brincava, dava o celular do papai pra ele se acalmar, mas nada adiantava… nada mesmo…

E o pânico continua… eles muitas vezes estão com os olhos fechados e continuam gritando e se debatendo… não adianta falar, segurar no colo…. não tem o que fazer…

Depois de 2 dias de episódios consecutivos… fui buscar ajuda na internet e li muita coisa a respeito disso… e descobri que era Terror Noturno. Quando fui na pediatra esta semana… ela confirmou…

Se isso acontece com o seu filho… gente… não adianta fazer nada, pq o que era para demorar 5 minutos, pode levar 40 minutos… o ideal é nem tirar do berço… deixá-lo lá… só proteger as laterais para que ele não se machuque… o único lado bom da coisa é que no dia seguinte ele não se lembrará de nada…

É triste, né?! Mas, não tem o que fazer… Eu já tentei de tudo, viu?!
E a melhor coisa… é deixá-lo no seu canto… só faça carinho nele… se quiser converse assim: “A mamãe e papai estão aqui.” E só!!!

Ah… e cuidado pra não ficar discutindo com o seu companheiro na hora… pq é mto natural o casal ficar discutindo, pois um acha q deve fazer uma coisa e o outro acha melhor outra… então… os dois em conjunto devem deixá-lo até que ele se acalme, pq na verdade ele está dormindo, né?!

As causas do Terror Noturno ainda são desconhecidas, mas normalmente é muita agitação que antecede a hora de dormir.

A pediatra até comentei que nós pais resolvemos fazer tudo que os filhos querem no momento que chegamos do trabalho – brincar de jogar, correr, gritar, dançar, de esconde esconde, de dar susto (rsrsrsr)… e muito mais… E isso, pode estar prejudicando o sono dele… o ideal é fazer brincadeiras mais leves… como ler e brincar com coisas manuais…

É gente… tem cada coisa nesse mundo, né?!

Ah… se alguém tiver alguma dúvida, estou a disposição.

Bjs, Pri

Obrigada pela visita e volte sempre!
Estamos presentes no Facebook, Google + e Instagram. *

Priscila Casimiro *
Mãe Sem Frescura *
www.maesemfrescura.net

Avalie