Vacinas – Posto ou Particular?

Está é uma pergunta cruel para mães de primeira viagem…
Vacinas no posto de saúde ou particular???
No final do post calendário completo de vacinação!!!
Mãe Sem Frescura - Vacinas - Posto ou Particular

 

Vacinas – Posto ou Particular?

Esta dúvida se dá devido ao medo que as mães têm de que as vacinas dadas na rede pública provoquem reações no bebê. Sei que sempre queremos o melhor para os nossos filhos, mas pode ter certeza que ele não será prejudicado se receber vacinas do posto de saúde, porque o mais importante é estar vacinado e protegido de qualquer doença.
No meu filho, todas as vacinas oferecidas de forma gratuita foram dadas na rede pública e as demais nas clínicas particulares. Na época que o Flavio era bebê (hoje ele tem 4 anos), algumas vacinas não estavam disponíveis no posto de saúde como: meningite, pneumonia, varicela e hepatite A. Hoje em dia, somente a Hepatite A que ainda precisa ser dada de forma particular.

Reações

As vacinas podem dar reação em qualquer criança, pois depende do organismo de cada uma.
No meu filho, somente na vacina “tríplice viral” que apresentou uma febre alta e as demais ficou em estado febril (no máximo) e algumas vezes dor no local aplicado. Por este motivo que recomendo que todas as vacinas disponíveis de forma gratuita sejam dadas no posto e as demais em clínicas particulares.
Conheço mães que deram todas as vacinas em clínicas particulares e os filhos tiveram reação da mesma forma, pois depende do organismo de cada bebêSe você já deu algumas doses particulares, peça para que o pediatra faça um prontuário autorizando a aplicação das demais doses no posto.
 
Simples e super seguro!!!

“Alguns argumentam que as vacinas combinadas em uma única dose, que não existem na rede pública, causam menos efeitos colaterais nas crianças, como febre e dor local. A verdade é que algumas reações às vacinas podem ocorrer em qualquer aplicação, e variam de pessoa para pessoa, dependendo da sensibilidade de cada um. Essas reações são normais e comuns, e podem acontecer por causa do próprio sistema de proteção do organismo.” (fonte livro: 50 maneiras de criar um bebê sem frescura de Jenny Rosén)

  

Economia x Proteção

“Hoje em dia existem milhares de pais que desembolsam uma verdadeira fortuna para vacinar seus filhos em clínicas particulares. Muitos desconhecem que o Programa Nacional de Vacinação, que é realizado no Brasil inteiro, é dedicado essencialmente às necessidades das crianças.”

 “A vacinação na rede particular, ao longo do primeiro e do segundo ano de vida da criança, consome entre cinco e dez salários mínimos, sendo que a maior parte dessas vacinas está disponível na rede pública.” (fonte livro: 50 maneiras de criar um bebê sem frescura de Jenny Rosén)

 
Temos um ótimo serviço de vacinação no Brasil que está disponível de forma gratuita.
Por que não usá-lo?!
Aproveite e economize!!!
Seja uma Mãe Sem Frescura!!!
 
Calendário Completo de Vacinação 2014
Postagem atualizada em jun/14 e criada em nov/10
Vacinas – Posto ou Particular?
Avalie